sábado, 19 de outubro de 2013

Diário 37ª Mostra - Vol. 1



Começou ontem a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O maior evento cinematográfico do ano acontece até o dia 31 de outubro e reúne 377 longa-metragens, a grande maioria composta por filmes inéditos no país.

O Pop with Popcorn, pelo segundo ano consecutivo, irá trazer algumas dicas para os nossos leitores não ficarem por fora. Nessa edição, teremos uma série de pequenos "diários" com os filmes vistos a cada dois ou três dias. Para acompanhar as atualizações, é só ficar de olho na nossa página no Facebook (clique aqui), ou acessar o blog com maior frequência.

Ano passado, publicamos a crítica de dois filmes que repercutiram muito quando estrearam nas salas comerciais: o chileno No e o brasileiro Elena.

Confira abaixo o início dessa jornada:




1) Sessão de Abertura: Inside Llewyn Davis


O novo filme dos irmãos Ethan e Joel Coen mostra a decadência de Llewyn Davis (Oscar Isaac), um cantor de folk inspirado em Dave van Ronk, famoso nos anos 1960. A fotografia acompanha a vida cinzenta de Davis, um personagem rejeitado por todos. Profissionalmente também: após o suicídio de seu parceiro, o personagem não consegue engrenar carreira solo, tocando, com sorte, em pequenos bares locais. Davis terá ainda mais problemas, por causa de um gato e uma gravidez mais que indesejada de um caso de adultério.


O filme tem um tom melancólico acentuado, todavia, predomina o humor mordaz dos Coen, já característico de suas filmografias. Com diálogos irônicos e trilha sonora marcante e envolvente, o longa é uma ótima pedida. Atenção para a atuação cativante de um gatinho e para o personagem de Justin Timberlake, com sua canção cômica sobre um astronauta. 

Única exibição, dia 21, no Cine Livraria Cultura. Estreia em fevereiro de 2014.



2) Grand Central

Exibido no festival de Cannes, o filme conta no elenco com a atriz Léa Seydoux, protagonista do filme vencedor da Palma de Ouro, La Vie D'Adéle. Grand Central irá expor o cotidiano dos trabalhadores de uma usina nuclear francesa. Isolados no campo, eles formam uma verdadeira comunidade, e colocam suas vidas em perigo diariamente, por uma miséria. O longa acompanha o personagem de Tahar Rahim se adaptando a esse novo trabalho. Ele logo começará, todavia, a sentir atração pela personagem de Seydoux, noiva de um de seus amigos.

O longa é bom, mas fica a sensação de que o caso de amor poderia ter sido melhor explorado, tornando o filme um pouco menos arrastado. 

A primeira exibição do filme será nesse domingo, dia 20. O longa entra em cartaz em janeiro de 2014.



3) A Garota e a Morte 

Essa co-produção da Russia, Holanda e Alemanha é uma verdadeira história de princesas, disfarçada pelos tons escuros da fotografia. Um jovem russo, de passagem para Paris, hospeda-se em um hotel, onde fica imediatamente atraído pela esposa do dono, um idoso sinistro. A jovem era pobre e se casou com o dono do hotel sem amá-lo de verdade. Agora, conhece pela primeira vez o desejo pulsante, e fica dividida entre o amor e a estabilidade. 

O diretor consegue um ritmo muito envolvente para A Garota e a Morte, que impressiona pela beleza estética e pela leveza com que a trama é conduzida. O piano e a trilha sonora dão o tom melancólico para o filme. Recomendo.

Próxima exibição será dia 24, no Cinusp. 



4) Depois da Chuva

Dirigido por Cláudio Marques e Marília Hughes, essa produção nacional acompanha o cotidiano de uma escola em Salvador, no início da redemocratização do Brasil. O anarquista Caio disputa o grêmio de seu colégio ao mesmo tempo em que começa a questionar seus professores e descobre o seu primeiro amor.

Confira a entrevista com o diretor do filme publicada no site da Revista Fórum: http://revistaforum.com.br/blog/2013/10/depois-da-chuva-traz-a-atmosfera-das-diretas-ja-para-o-cinema/

Volte em breve para conferir mais dicas da 37ª Mostra. 

No próximo diário, têm filme com Ricardo Darín, entre outros... 

Curta a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/PopWithPopcorn

Nenhum comentário:

Postar um comentário