segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Diário 37a Mostra - Vol. 4




O diário da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo continua! Nesse volume 4, mais dicas de longas para assistir. De filme romeno a brasileiro, tem para todos os gostos. 

Pop with Popcorn, pelo segundo ano consecutivo, traz algumas dicas para os nossos leitores não ficarem por fora do maior evento de cinema de São Paulo. Nessa edição, teremos uma série de pequenos "diários" com os filmes vistos a cada dois ou três dias. Para acompanhar as atualizações, é só ficar de olho na nossa página no Facebook (clique aqui), ou acessar o blog com maior frequência. 

Confira o nosso 4º especial da jornada:






12) Child's Pose

Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, esse filme romeno, de longe um dos mais esperados da Mostra, não decepciona quem tinha altas expectativas em relação a ele. Batizado no Brasil como Instinto Materno, o filme trata da relação entre uma mulher de meia idade e seu filho, que quase não fala mais com ela. Quando o homem atropela e mata um garoto, sua mãe fará de tudo para não vê-lo na cadeia.

O papel de Luminita Gheorghiu cativa pela forte atuação da atriz. Ele é central nesse longa que começa com um depoimento dela à respeito da distância com seu filho. O acidente levará todos os problemas entre eles ao extremo da tenção e joga a pergunta: qual o limite de uma mãe para salvar seu filho? Numa situação dessas, como a família do atropelador se relaciona com a do atropelado?

Muitos movimentos de câmera e closes, certa dose de humor e diálogos envolventes completam a obra.




13) Duas Vidas

Dois motivos para ver: é o representante da Alemanha no Oscar e conta com Liv Ullmann, uma das grandes musas do cinema de Ingmar Bergman e um mito do cinema sueco, na ativa ainda com 74 anos. Duas Vidas traz, todavia, Juliane Koehler no papel principal.

O filme conta a história de uma mulher que tem seu passado revirado a partir da chegada de um advogado, interessado em processar o Estado da Noruega pela negligência da situação das "crianças de guerra", frutos da relação entre soldados da ocupação nazista e mulheres norueguesas.

Duas Vidas é um filme sobre conflitos familiares com um viés policial, de investigação, somado com um plano de fundo histórico. Possui uma trama repleta de nuances secretas, que vão se revelando ao desenrolar do filme. Pode ser um tanto confuso, mas mantém um suspense de alto nível e surpreende bastante com as revelações. A direção é bastante hollywoodiana, lembrando diversos filmes de espionagem americanos. A fotografia e as atuações também são pontos altos do longa.

Duas Vidas é, arrisco a dizer, presença garantida no Oscar 2014.

Fique de olho no Pop With Popcorn, em breve publicaremos uma rápida entrevista com o diretor do filme, Georg Maas.






14) Run & Jump

Essa co-produção irlandesa e alemã é uma dramédia sobre uma mãe que tenta segurar as rédeas de sua família, agora que sua casa tem dois novos integrantes: seu marido, que voltou lesado de um coma, e o médico dele, que deve documentar a recuperação de seu paciente. Todos tentam voltar a uma vida normal, mas a presença de dois estranhos traz diversos conflitos para o ambiente.


O filme é bem conduzido e envolvente, pode suscitar algumas questões interessantes, mas, no fundo, é apenas uma boa e divertida distração.         




15) Cabra Marcado Para Morrer

Clássico documentário de Eduardo Coutinho, o filme foi o escolhido para suceder o lançamento do livro homônimo ao diretor, lançado pela Cosac Naify em parceria com o Sesc. O filme começa falando sobre as primeiras tentativas de filmagens, interrompida pelos militares após o golpe de 1964. 17 anos depois, Eduardo retornou para concluir a obra, mas com uma temática adicional. Além da história do líder camponês assassinado em 1962, João Pedro Texeira, o documentário procura retratar a vida hoje daqueles que estavam nas primeiras filmagens, suas reações ao ver o material gravado do filme e se sustenta com, em especial, o depoimento de Elisabeth Teixeira, viúva do líder. 

Veja também: Diário da Mostra, Vol. 1, Vol. 2,Vol. 3

Volte em breve para conferir mais dicas da 37ª Mostra!

Não esqueça de curtir a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/PopWithPopcorn

Nenhum comentário:

Postar um comentário